domingo, 30 de novembro de 2008

O caminho alternativo


Como sempre, na vida de um desocupado, há uma poesia para praticamente tudo. Elas acabam se tornando parte de quem possui afinidade com a escrita(ou não), e revelam fatos que muitas vezes não esclarecemos muito bem num texto direto. Enfim, sem mais delongas, eu gostaria de introduzi-los a um dos últimos que fiz(um pouco meloso e emotivo), mas que dará melhores explicações do tema que será abordado.



Caminho alternativo

"Quando se segue o caminho alternativo
Seus suprimentos são insuficientes (ou lhe sobram)
Seu corpo lhe reserva dor
Seus olhos são seus melhores e piores amigos

Os melhores porque fazem enxergar a rota
Os piores, pois o resultado já se sabe

Quando se segue o caminho alternativo
As flores passam a mudar de um ponto
Deixam de exalar perfume
Delas, o que resta é apenas beleza

As lembranças te perseguem o tempo todo
Fazendo cada segundo dessa trilha parecer uma oportunidade de desistir
Mesmo sabendo que não haverá descanso, não haverá ressentimento
O caminho alternativo passa a tomar corpo, e com ele, sentimentos escassos e degenerados


Ao fim de tanto sofrimento e feridas, já se sabe que ele jamais fora caminho alternativo
Pois o outro caminho jamais existiu
Tanta luta, tanto tempo, tanto esforço, tanto sacrifício, tantas palavras.
É mais do que uma poesia, é mais do que história. Mas desta essência, acredito que ninguém ainda foi capaz de entender.
"

Tá, pode ter ficado ruim, você pode ter não gostado, enfim: o significado dela pode se resumir a uma simples palavra - conformismo. Quando você sabe que vai estar na pior, sabe que não é aquilo que procura, MAS, acaba optando por esse caminho por uma série de fatores, da mais inútil preguiça, à incapacidade de cada um, etc.
Já encontrei muito disso em relações amorosas, e explico o porquê: ninguém sabe o que é amor, ou pra que ele serve. Ninguém sabe de onde ele vem, como vai embora(ou se ele vai embora), e porque influencia tanto nossas vidas. Músicas, poesia, filosofia e ciência(por que não a fé?), não necessariamente nessa ordem, já deixaram a sua mensagem - correta ou não - sobre o amor. Partindo desse princípio do desconhecido, muitos levam esse sentimento como um objetivo de vida, visando somente ter alguém ao seu lado, sentir isso por todos. A fuga de sua realidade é inevitável, muitas vezes penetrando num universo de fantasia e ilusão do qual dificilmente vai sair sem um bom psicólogo. O problema é que muitos se esquecem, como diz a 'sorte do orkut', que o primeiro amor é o amor próprio, e depois os outros. Disso, tem-se algo que algo que observamos em muitos casais por aí, o que me irrita profundamente(e você não se importa nem um pouco com isso, mas deixemos esse comentário de lado): "doar-se para o outro". Entregar-se de corpo e alma, fazer tudo pela pessoa amada, muitas vezes, sem que a recíproca seja verdadeira. Muitas vezes, no início de uma relação, desconhecemos o parceiro, de muitas formas. Isso acaba gerando, posteriormente, um grande sentimento de conformismo por parte de um dos dois: já está ali mesmo, namorando, com a 'pessoa amada'(mesmo sem saber dizer o que é amor, sempre!), sofrendo, mas continua querendo ficar com ela. Chegamos a um ponto em que você nem espera mais mudança alguma, ou já sabe o que vai acontecer, com a maior facilidade. E continua ali, insistindo no que não lhe beneficia, no que lhe destrói aos poucos, como se aquilo fosse a salvação de nossas vidas. Já me basta a religião que aflora nas mentes humanas, temos mais o amor pra lidar, com todas suas raízes, ora nutritivas, ora desgastantes, e essa balança é desigual. Sim, acredito que para amar(também não sei o que é amor, deixo claro) é fundamental que haja alguns sacrifícios, doar-se em partes ao companheiro, MAS NÃO A PONTO DE ESTRAGAR SUA PRÓPRIA VIDA, perder-se em meio a devaneios amorosos sem o menor sentido, enfim, acabar se desviando de tudo o que planejou até então. Afinal, todos temos um plano, não? Ou ao menos deveríamos ter, àqueles que não seguem a auto-estrada para o nada, um objetivo, meta, ou muitas. O amor não era pra ser uma coisa boa?

3 comentários:

  1. Bom...acho que os que mais sofrem com tudo isso são os egoístas, os que não sabem perder e os que não são maduros o sufuiciente para saber que a pessoa que está do seu lado pode a qualquer momento ir embora e desistir de tudo...doar-se completamente? hum é complicado, muitas vezes não nos doamos nem para nós, porque ser tão infantil e fazer escândalo porque o brinquedo mais legal da loja não é nosso?

    *mas amar e pensar que é eterno é muito bom *-* *

    ResponderExcluir
  2. A humanidade, o homem, a sociedade, o país, o mundo, só vai crescer quando passarmos a enxergar o amor como um objetivo de vida. Costumam se referir ao amor como algo ruim simplismente por terem se frustrado com relacionamentos amorosos. O amor é muito mais, o amor é a solução, o amor é a resposta. O amor não está só na sua namorada, esposa, ficante ou quem você beija a boca. O amor está em quem você abraça, em quem você dá a mão, dá algum consolo, em quem você se dispõe a ajudar.

    Quanto a relacionamento, compromisso, namoro, cada um defini suas exigências, cada um tem sua individualidade e se entrega ao parceiro em quem encontrar confiança. Mas que não prendam o amor a esse conceito de alianças, compromissos, namoricos, beijos na boca ou lágrimas depois das traições e mentiras.

    O amor é a solução pra toda uma humanidade. O amor é a evolução, o amor é o único caminho pra sermos seres humanos melhores, evoluidos, o amor é a ligação com a energia positiva, com a vibração do bem.

    http://baluarte77.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Mas o amor é uma coisa boa. Somos nós quem deturpamos tudo, nós que conseguimos transformar o que tocamos em pó. O amor é abnegado, é bom, não olvida nem destrói. Somos nós que confundimos amor com posse e deterioramos o sentimento mais maravilhoso com ciúmes, brigas inúteis e discussões infrutíferas.

    Enfim, espero que esse texto não seja fruto de nenhum sofrimento pessoal e que você esteja bem. Beijo

    ResponderExcluir