A moda hoje é dizer que tudo e todos são fúteis. O novo programa na TV é fútil, a apresentadora é fútil, o tema é fútil, e até o cameraman é fútil por focalizar regiões tão sem conteúdo(hahaha). De tanto ouvir essa palavra, ler, em tudo quanto é canal de comunicação, principalmente em fóruns de internet(leia orkut de uma vez), me inquietei.
Mas afinal, que raios significa ser fútil?
Segundo a grande enciclopédia dos semi-analfabetos(que eu uso freqüentemente, por sinal):
"Futilidades ou coisas fúteis são atividades, conversas ou sentimentos vazios que não levam a crescimento algum,também pode-se dizer que são informações sem conteúdo.Coisas sem conteúdo. A palavra futilidade se refere à falta de valor, sem importância, vulgar, banal, sem sentido, sem nexo, sem noção, vazio.
Ainda pode-se dizer que é: bobice, boboquice, chochice, frioleira, frivolidade, inânia, leveza, leviandade, levidão, ligeireza, ligeirice, nugacidade, nulidade, coisa sem valor, pequena; insignificância, ninharia, tolice, vaidade, vanidade, etc..."
Agora: pare e pense! "Falta de valor" é algo bem subjetivo. Ter valor pra uns não significa ter valor. Valores, diferenciais, enfim...Tudo aquilo que deve ser definido como prioridade e de extrema importância pra uns, com certeza pra outros não passam de fétida experiência perdida. Priorizar o seu conteúdo e o seu conhecimento, fará de outras coisas, com certeza, fúteis! Outras pessoas também. Sempre estive "envolto" de todo esse contexto, por gostar bastante de internet, e participar(quase sempre) de discussões nas quais o que prevaleve é a tentativa de subjulgar o "adversário", com o objetivo de humilhá-lo. Normalmente, tal "façanha" é obtida com ajuda do mestre google, provando que o "outro" desconhece tais valores, e por isso é fútil. Principalmente no orkut, deparei-me com uma situação engraçada...Que por sinal, foi o que me inspirou a criar esse post. Este é meu profile(clique) (isso não é auto-divulgação aeiuhuaei, logo entenderão o porquê de eu estar postando isso!). Como podem ver, sou fanático por fotos, e inclua nesse hobbie, os adjetivos "toscas, exageradas, posers", ou o que achar necessário. Pois bem: me classificaria como fútil ou não, após observar meu álbum? Aposto o que quiser, que 90% das pessoas diriam que sou extremamente fútil, que só ligo pro que a mídia fala, que sou ignorante e provavelmente mais um fã de psy que vai dançar sem pensar na vida, que só pensa em academia e em mulheres e todo aquele blablabla pseudo-intelectual inferiorizado de sempre. Já li muito disso, as pessoas costumam associar auto-cultuação a ignorância e futilidade...
Mas o que é futilidade?
Entramos em questões totalmente sem resposta ao tocar no assunto. Primeiramente, aquilo que lhe interessa é o que possui alguma relação com a realidade por você vivida. Se joga videogames, com certeza adorará conversar com alguém que goste também. Poderão passar horas e mais horas falando daquilo, se divertir, e quem sabe fazer uma amizade a partir disso. E aí, o papo foi fútil? Provavelmente, pra quem não é chegado num joystick(não levem pro lado que já devem estar pensando), dirá que foi. Agora colocamos dois ditos "intelectuais", discutindo a respeito do terceiro movimento da obra do músico Antonio Vivaldi, As quatro estações(minha favorita, e talvez a única que eu sei tocar direito). Eles farão citações, viajarão na maionese, mas não sairão daquilo: comentários acerca do que ouviram. Fútil? É claro que dirão que não. Mesmo os ditos fúteis dirão que aquilo é uma conversa de "nerd", e não uma coisa fútil, afinal, eles já se consideram assim. Agora voltem a pensar...O que diferencia alguém que discute videogames e alguém que discute música erudita? Qual a diferença? São gostos diferentes, para momentos diferentes e coisas diferentes. É muita hipocrisia para um lugar só, não entendo isso e talvez nunca entenderei. A sociedade é movida por valores altos e baixos que não fazem o menor sentido, a ponto de que algumas coisas são condicionadas a nível de "alto padrão", e outras, não significam nada. Falar de moda é fútil, não nos leva a nada. Por quê? Muitas pessoas se sentem felizes com uma roupa nova, mudam seu humor quase que instantaneamente. Gostam de ir às compras. O que há de errado nisso? Eu me sinto MUITO bem quando estou em casa ouvindo Miseration, Scar Symmetry, Metallica...Isso não acrescenta absolutamente nada ao meu eu "acadêmico", mas me faz bem. Estou sendo fútil nesse momento? O blog, as postagens...Sâo fúteis? Interessam a uns, mas não são nada para outros. Enfim, poderia passar horas citando exemplos aqui de que esse papo de fútilidade não faz o menor sentido. Por que a imagem no início do post? Eu poderia muito bem colocar uma foto da Luciana Gimenez ou da Mulher Melancia(o que é comum em todo lugar quando se fala em "futilidade") mas estaria entrando em contradição com todo o meu pensamento, portanto deixei algo que o fizesse valer por si só: uma interrogação.
O QUE É FUTILIDADE?
Obs.: como bem observado pela minha amiga Helena, e antes que outros perguntem, vou deixar um esclarecimento.
"Mas o que me irrita profundamente é saber que existem indivíduos cuja única certeza é o que o presente lhe reserva, por mais fútil que seja."
Soa meio contraditório, após tantos comentários acerca da futilidade. Mas como eu mesmo disse, o que é fútil pra uns, pra outros não é, e cada um leva um objetivo em vida, certo? Ou muitos deles. E o que realmente eu considero "fútil" é não ser ninguém, é não fazer nada, é deixar tudo acontecer sem mover um dedo para mudar. Porque isso não é uma opinião. Isso é não ter uma.
Somos todos um bando de futeis...
ResponderExcluireu soooou :) . hahahaha e vc, da onde é ?
ResponderExcluiraaaaaahh
ResponderExcluirque legaaaaal .. hahahaha
nunca que ia imaginar que vc era daqui tb. UIHSAUIHS
Acabei de ler o seu post e realmente concordo com voce. Para uns futilidade é uma coisa e para outros, outra. Para falar a verdade futilidade tem varios significados e cada um depende da inteligencia, conhecimento da pessoa.
ResponderExcluirSobre o horoscopo que voce disse que nao acredita...sim, algumas coisas nao tem nexo..mas eu tenho bastante amigos que sao do mesmo signo que o seu que sao bastante organizados e essas coisas. Eu pelo menos me encaixo na descriçao do meu signo . uhaahuha
parabens pelo seu blog.
porra - na faculdade parece que a questao do fútil exacerba tudo, hehe - tv, cinema, arte ... tudo se torna 'comercial' e por isso mesmo fútil!
ResponderExcluirqr saber, o fútil é clichê, e clichês são fúteis por si só, hehe
um abraço!
www.periclesvc2008.blogspot.com
Bom dia!
ResponderExcluirAlém do comentário extremamente bacana no meu Blog, ao ler o que escreveu, de cara se percebe uma grande inteligência, não falo da inteligência lógica, mas sim da inteligência emocional que nos permite ser mais flexível, não julgar, somente porque temos valores e entendimentos diferentes, o que com certeza é uma grande qualidade. Parabéns!
Ser fútil nada mais é do que dar enfase a coisas que nada lhe acresce, e isso é realmente váriavel, o que é fútil para um é o ganha pão do outro, contudo alguns exageros são realmente inadmíssiveis na questão de valores morais para se criar uma sociedade mais justa e humana, e quando isso é desrespeitado, realmente todos nós somos colocados em risco, mas enfim... o que seria do azul se todos gostassem do amarelo?
Beijos e boa semana! :)
Segundo o Aurelião, em seu dicionário ele deixa claro "2.Insignificante, vão." .
ResponderExcluirPelo que se percebe , futilidade é algo bem relativo como tu deixastes claro. O que p/ uns pode ter significância,por fazer bem ao ego,para outros pode ser um amontoado de merda.por exemplo, mc créu é fútil p/ caralho, para mim.Mas não se pode generalizar,ele vai ter uma significância para alguém.
O que muitos associam é futilidade com coisas não que não desenvolve o intelecto.
"Toda generalização é burra"
se bem que que egocentrismo já vem fudendo a humanidade p/ carai, isso é outros quinhentos
adoreeeei!
ResponderExcluirisso são resultados da era do capitalismo e etc etc....
Tô concordando contigo de novo. É impressionante como as pessoas em geral costumam julgar tudo o que não entendem ou não aprovam. A mesma coisa aconteceu com a palavra inveja, que anda sendo muito banalizada. Se você não concorda com as atitudes, costumes e roupas de certas pessoas, é porque você tem inveja delas, é porque gostaria de estar no lugar delas. Não consigo entender, mas se não quisermos ser julgados (e condenados), devemos sempre concordar com tudo. E todo comentário negativo que fazemos a respeito de qualquer coisa, faz com que nos julguem despeitados. Santa ignorância! Inveja, até onde eu sei, é você querer tirar algo de outra pessoa para ter para si mesmo. Inveja não é admiração, e nesse jogo de inveja, como disse Zuenir Ventura, o que importa não é o que se ganha, e sim o que o outro perde.
ResponderExcluirO mesmo acontece a respeito da futilidade. As pessoas julgam que os interesses dos outros são fúteis, enquanto seus próprios interesses são da mais extrema importância. Mas pessoas que tem uma cabeça formada não devem ligar pra esse tipo de coisa. O ser humano é egoísta mesmo, e sempre vai se considerar melhor e mais interessante, mesmo que se vista de uma pele humilde e modesta, salvo raríssimas excessões.
Quantas vezes eu já te ouvi falar: "o que é fútil pra você?" e eu nunca tinha pensado nesse ponto de vista, não tinha nem passado pela minha cabeça. Teu texto tá muito bem escrito e esclarecedor... você tem um futuro brilhante, Luiz, vai longe assim. Já disse que ponho a maior fé em ti. Sempre que eu puder vou estar aqui lendo teus textos e vendo o que estiver escrito de todos os pontos de vista possíveis só pra por algum defeito, hahaha, "zuera".
ResponderExcluiré isto, beijinhos.
Sim, provavelmente por isso e
ResponderExcluirMuito legal esse ponto de vista. Adorei a imagem com a interrogação, muito coerente com oque vc disse no texto! :]
ResponderExcluir