quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Planejamento e disciplina


Texto escrito para a segunda edição da revista Shopping Granja Olga (março/2013), com informações de Antonio Coelho Filho.





Planejar. Repita esta palavra todos os dias. Anote onde puder,se julgar necessário. Todo co-meço de ano traz o mesmo dilema: as despesas acumulam-se, as tarifas sobem e - nem sempre - a renda acompanha este crescimento. Para se isentar de culpa por não atingirmos todos os nossos objetivos, é lugar comum jogar a culpa apenas no governo, nos políticos e nos impostos. Mas será mesmo que também não somos os responsáveis pelo desequilíbrio financeiro?

Os indicadores econômicos apontam: se não houver crescimento, ao menos estabilidade. A expectativa de inflação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mostra a variação dos preços do comércio para o consumidor final, mantém-se em 5,6%, de acordo com a pesquisa Focus.

A gasolina e o álcool sofrerão pequenos reajustes. Se você tiver filhos na escola, prepare o bolso: o Ibope calcula um gasto 11% maior com material escolar neste ano.

Nesta perspectiva, o que está ao nosso alcance é uma segunda palavra para anotar em todos os cantos: disciplina. Saber exatamente o que se gasta e com o que se gasta, quando e onde. Evitar desperdícios de maneira consciente. Divida as tarefas com sua família. Combinem atividades simples entre vocês, como desligar aparelhos que não estão sendo usados para economizar energia.

Aproveite estas mudanças, não só para ter um 2013 melhor para o seu bolso, mas também para repensar seu estilo de vida e o das pessoas que você mais ama.

Reúna todos os membros da casa para almoçar e dividam a louça depois. Programem atividades esportivas. Vão às compras, mas sabendo exatamente o que vão gastar e se podem gastar.

Não deixe as tarefas pesadas como lavar a roupa e arrumar a casa para apenas uma pessoa. Estamos no século 21 e nossa cultura ocidental não aceita mais nenhum tipo de machismo: seja você homem ou mulher, não importa. Chamar os filhos também é importante para ensiná-los a se virarem sozinhos e a
criarem responsabilidade.

A cada avanço, comemore. Parabenize todos aqueles que merecem. Cumprimente os filhos que tiraram boas notas, diga “bom dia” para as pessoas que observar durante sua jornada.

Agradeça, sobretudo. Não importa se é o dono da sua empresa ou a cozinheira. Todos cumprem o seu papel. Afinal, não é só de individualidades que se vive, mas de compartilhar experiências e respeitar ao próximo.

Não siga este ou qualquer outro texto à risca, afinal ele é apenas a opinião de quem o escreveu. Aproveite 2013 para refletir também - e muito. E que em 2014, tudo esteja ainda melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário