sábado, 1 de dezembro de 2012

Artigo: Medidas pontuais

Este artigo foi escrito para a estreia do jornal Gazeta de Votorantim, no dia 28 de janeiro de 2013.




Com o retorno dos alunos às escolas após o recesso escolar e a busca dos pais pelo material dos filhos nos últimos dias de janeiro, é natural que a movimentação de carros pela a cidade tenha um fluxo mais elevado a partir da última semana do mês. Este momento requer maiores cuidados e conscientização da população, pois já é notável o aumento de veículos circulando pela cidade em relação aos anos anteriores.


Foto: Uol Economia

A Secretaria Comunitária de Segurança, Trânsito e Transportes de Votorantim (Sesec) aponta que, para os 107 mil habitantes da cidade, há 53 mil automóveis, média de um a cada dois habitantes. Crescimento expressivo, se comparado a 2010, quando a cidade contava com 44 mil veículos. A situação é complicada, ainda que contornável se comparada à vizinha Sorocaba, por exemplo, que mantém dois ocupantes a cada três veículos. Tal fato tem relação direta com o anúncio feito em dezembro pelo ministro da fazenda, Guido Mantega, da prorrogação do imposto sobre produto industrializado menor (IPI) para carros por mais seis meses. O objetivo principal é o aquecimento da economia, que ainda pode sofrer com os movimentos da crise mundial.

Uma medida que deveria ser tomada com mais cautela, sob o olhar de políticas sustentáveis baseadas na situação de cada cidade. Basta lembrar os episódios da greve dos metroviários ocorrida no ano passado, que instaurou o caos na cidade de São Paulo e expôs as falhas de um sistemas urbano complexo. E apesar de nossa região não contar com metrôs ou trens, basta uma chuva ou algum problema pontual de trânsito para que se formem filas de congestionamento.

A saída possível, dentre outras medidas, é promover melhorias (na forma de investimentos) que façam o uso do transporte público mais atraente que o carro. Vale lembrar que uma das promessas de campanha do prefeito eleito, Erinaldo Alves da Silva (PSDB), é a de reavaliar as linhas já existentes e, se necessário, criar outras para atender aos bairros mais distantes. Em relação à movimentação dos automóveis, Erinaldo ainda enfatiza que com a eleição do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) em Sorocaba, seria mais fácil solicitar ao Estado a construção de um anel viário que vai ligar a rodovia Raposo Tavares ao trevo de acesso a Piedade e Salto de Pirapora.

É preciso pensar o aumento de fluxo dos carros juntamente com a mobilidade urbana e o trânsito de Votorantim. Embora distante da situação caótica das grandes cidades, manter a movimentação sob controle é importante para que, em momentos do ano com esta circulação mais intensa, como agora,  o cidadão possa sair livremente para fazer suas compras sem maiores problemas.

Um comentário:

  1. Eu que moro e trabalho aqui, vivo esse drama todo dia.

    E o aumento foi mesmo expressivo, e isso se percebe sem sequer ter um olhar mais atento.
    Vagas para estacionar viraram lenda na cidade.

    Investem em grandes condomínios, mas a estrutura toda da cidade continua a mesma de 44 anos atrás.
    A cidade, em si, parou no tempo ao passo que sua população, como todo o resto do mundo, evolui a passos largos.

    Sempre digo que se tivesse metrô ou trem por aqui, eu não usaria carro, mas depender de transporte publico em Votorantim ou Sorocaba é passar o inferno.

    Excelente artigo Luiz, muitas vezes você diz o que ta entalado na garganta d emuita gente.

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