Tenho pensado em adolescência. Em manias, modas, pra ser mais específico. Dessas que pegam o menino que acabou de sair da quarta série e começou a olhar diferente pra menina da carteira ao lado e a menina que acabou de menstruar pela primeira vez. Mas além desses, um público jovem em geral. Crepúsculo, Restart, Malhação, enfim, esses assuntos que ninguém mais aguenta ver na mídia.
Nos últimos meses (ou anos, não sei quão desatualizado eu estou, haha), têm surgido na internet brasileira os chamados "vlogs", já famosos no exterior: videoclips semelhantes a um blog, e neles, novas "figuras": PC Siqueira, Felipe Neto, o personagem indignado, e tantos outros...Não vou me detalhar pois pouco sei do assunto, conheci mais os vídeos desses dois mesmo. Em especial o caso de Felipe Neto, este fala sobre assuntos que realmente estão na mente adolescente da nossa geração, seja no Brasil, seja no mundo, e obteve o reconhecimento rapidamente após tal investida. As pessoas se mataram de criticar ou elogiar, mas qualquer um que frequente as redes sociais sabe da existência do cara, e de alguma forma pensou a respeito dos assuntos. Comigo não foi diferente.
Mas não falarei dele, e sim das pessoas por trás dele (sem segundas intenções auhauha), ou melhor, dos "fãs" dessa nova fase da comunicação de massa: os críticos da comunicação de massa. O que tenho visto, em potencial, são pessoas descendo a lenha nas bandas "coloridas", nos "livros de menininha", nos colírios da capricho e sei lá mais o quê. E qual a idade dessas pessoas? Ao menos a maioria que eu vi, mais de 18. Alguns já na faculdade, outros fazendo cursinho...Mas num sentido geral, pessoas que já estão saindo da adolescência.
Você tem algum amigo de 25 anos que vai ao show das bandas coloridas? Alguma amiga que liga do trabalho pra outra amiga pra comentar do último episódio do vida de garoto? (lembrando que o nome do programa é DE GAROTO e não vida DE ADULTO...Concordo plenamente que é uma porcaria, maaaaaaas, todos sabemos o público ao qual ele é destinado) A não ser que você tenha amiguinhos meio atrasados, se é que me entende, provavelmente não.
E qual o sentido de tudo isso, então? Não me parece muito inteligente criticar um produto feito para adolescentes (e pré-adolescentes) que brigam com espinhas e têm muitos sonhos com o vampiro que brilha. São produtos de massa? São. Do ponto de vista de alguém mais velho, são idiotas? São. Mas NÃO SÃO para um público mais velho! Se você é mais velho, sabe que é ruim mas curte mesmo assim, não faz mal. Afinal, todos curtimos alguma porcaria. Eu adoro seriados, largo os estudos muitas vezes para assistí-los. E os revejo. Nem tudo na vida é estudo e seriedade.
Mas o ponto é que as pessoas estão criticando algo que já fez parte da vida delas. As gerações mudam. Se hoje eles gostam disso aí que tá rolando, seja a calça laranja, seja o filho do cantor famoso que tá na novela, com certeza no passado os que criticam hoje já gostaram de alguma porcaria também. Só porque é diferente, não significa que não fosse. Quem aí não assistia pokemon na record? Quer coisa mais ridícula do que um monte de bichinho que se mata sem motivo nenhum? Ou Yu-gi-oh, ou Power Rangers...Que atire a primeira pedra a menina que nunca comprou uma capricho na vida ou nunca sonhou com o tal do Felipe Dylon (me desculpem se eu fizer citações toscas, mas não conheço muito disso auhauha). Só que essas meninas cresceram, hoje se acham maduras, e julgam as que gostam dos ídolos de hoje. São apenas gerações, mas não deixa de ser a mesma história, contada por outras pessoas, sob novas perspectivas. Se é pra xingar música ruim, xinguem funk, pagode (e que me perdoem os pagodeiros haha), axé...Porque esse não é destinado ao público juvenil..É para o público adulto mesmo, e muita gente gosta. As pessoas amadurecem em fases diferentes. Não é nem um pouco sensato desrespeitar o tempo do outro com isso.
Se essa geração da crítica vai fazer as pessoas abrirem seus olhos e crescerem, eu não sei, mas até agora a única coisa que eu vi foi uma briga sem fim, nem vencedores pra nenhum dos lados.
"Apenas adultos criticam, porque acham que as suas porcarias eram melhores que as porcarias de hoje."
ResponderExcluirFoi esse o pensamento que captei do que escreveu, e olha, gostei.
;]
http://boadeassunto.blogspot.com/