É simples, serei curto e grosso. Talvez não tanto, mas tentarei resumir esse post o máximo possível, porque o assunto é longo e polêmico.
As pessoas não conseguem conviver umas com as outras em grupo. A humanidade tende a se isolar, cada vez mais. Se é culpa da tecnologia, eu não sei, mas é algo que está nos afastando dia após dia de nossa própria essência. E como cheguei à esse pensamento? Do nada é que não foi. Explico!
No ensino fundamental, eu achava que as pessoas eram afastadas umas das outras, e um motivo me vinha em mente: somos todos crianças, não temos muito em comum, cada um tem uma criação. Quando estivermos no colegial, estaremos mais unidos por alguma coisa! O tempo passou, e cheguei no colegial. O que eu achei que fosse aproximar, distanciou todos. Começaram os namoros, os ciúmes, as brigas idiotas, os gostos musicais(que separam sim, não tanto pelo lado ruim mas sim pelo lado bom...Por criarem afinidade entre as pessoas), etc. Neste momento, estamos partindo do terceiro colegial, rumo à faculdade, e pensamos: É AGORA! Serão pessoas exatamente como eu, teremos os mesmos assuntos e vou achar os amigos perfeitos lá. E não Engaaaano! E não digo que não fiz amizade nenhuma, criei bons laços desde o primeiro dia de aula. Mas afirmo que não é como eu imaginava...Que só por ter pontos em comum com alguém, isso me faz amigo dela, ou alguém próximo. Alguns são tão perdidos quanto os que eu conversava no colegial, que nem sabiam o que fazer depois do ensino médio.
A cada fase de nossa vida, me parece que o individual toma parte do coletivo, ou seja, temos um desejo intelectual cada vez maior de se tornar o melhor, de nos afastar dos outros e de criar nosso próprio espaço e identidade. Não que isso seja ruim, mas acabamos nos isolando do restante...E criando aqui um paralelo com o post anterior, adquirimos uma certa arrogância, que ao ignorar a opinião alheia, se torna desnecessária e decadente. O individualismo nem sempre traz bons resultados, e a prova disso é a forma egoísta na qual estamos todos vivendo nos dias de hoje. A dosagem nunca é certa!
Com certeza hoje em dia as pessoas estão mais separadas do que nunca, e creio que a tecnologia tenha sido a responsável por isso, em partes. Não sei lhe dizer ao certo se era a cena de um filme ou de um seriado (não me lembro qual) em que aparecia um casal sentado lado a lado na cama de casal, após um longo dia de trabalho, e estavam super empolgados conversando pelo MSN messenger, cada um com seu laptop. A cena era conduzida de uma forma humorística, mas para mim aquilo soou como algo menos engraçado e mais sério, pois me parece justamente caminho no qual estamos caminhando.
ResponderExcluirJá sobre a questão da amizade e das relações pessoais (com base no seu post), creio que isso seja uma questão de altas expectativas! A sociedade cada vez mais se torna carente, decepcionada e triste (devido a diversos fatores, desde a tecnologia já citada até o crescimento explosivo do consumismo após a segunda guerra mundial), e isso fez com que muitas pessoas seguissem um estilo de vida baseado na "desapegação". Ou seja, a grande maioria evita se envolver demais com outras pessoas porque têm medo de se decepcionar até com isso: as relações pessoais, pois já estão desapontadas demais com seus empregos (pois o consumismo fez com que ficássemos desanimados - mesmo que sem motivo - em nossa carreira profissional, pois estamos sempre trabalhando e nunca estamos felizes, materialmente), e também não estão satisfeitos com a sociedade de uma maneira geral. Sendo assim, sentimos que não há muita necessidade de criar laços afetivos com quem está ao nosso redor e tendemos a ir para o lado individualista.
E assim como você escreveu em seu post "Contradição", do dia 06 de Março: os mais felizes são os que não pensam muito na vida de uma maneira geral, certo? Concordo com isso totalmente, mas também conheço gente que se diz super feliz e realizada sendo que a mesma é uma pessoa inteligente e ligada com o que acontece ao universo ao seu redor. Para mim, isso ou é um "estágio de consciência superior" ou é um disfarce para esconder sua verdadeira personialidade e seguir a vida de uma forma masoquista: afirmando ser o que nunca será...
Muito bom o blog!!! Continue assim, sempre é bom ler um blog de conteúdo!! Abraços!
Tá carente nego hahahahha, eu entendo, mais sou um pouco mais fechado por natureza. Fiz uma coisa parecida no meu recentemente também, mas eu te digo uma coisa não cobre tanto. Amizade é o primeiro passo para entrar em depressão.
ResponderExcluirAgora eu não sei se as pessoas estão se fechando mais ou se o excesso de informação está criando tantas mentalidades diferentes que ninguém se entende mais. Você sabe que cada pessoa tem uma digital própia, cabeça é a mesma coisa, porém quanto mais informação maior é a discussão.
Então quebre essa mentalidade induzida de que para ser feliz é preciso ter amigos, é assim mesmo que você vai enlouquecer, os verdadeiros no normal não é aquele que tá do seu lado o tempo todo. Alíais só descobre quem são teus amigos antes ou depois de você morrer e numa hora que esteja precisando de ajuda, caso contrario se tá fu e mar pago.
Carpie Dien se os outros não sabem viver deixa.
Bahia life style.
sempre acabamos por esperar mais do que nos podem dar...
ResponderExcluirdever ser algum tipo de karma... sabe-se láá...
as vezes é melhor nem pensar em certas coisas... :)